O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a tutelar, nesta quarta-feira (12), exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Em entrevista à Rádio Quotidiano FM, de Macapá, o encarregado do Executivo fez críticas ao que chamou de “lenga-lenga” do Instituto Brasílio do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar estudos da Petrobras na região.
“Não é que vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar, temos que ver se tem petróleo, a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você levada um buraco de 2 milénio metros de profundidade e não encontra o que imaginava”, falou Lula.
O presidente ainda citou uma reunião, “talvez na semana que vem ou nesta”, entre Vivenda Social, do ministro Rui Costa, e Ibama. “Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é pra permanecer nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo”, criticou Lula.
O petista ainda reforçou que “todos os ritos” serão cumpridos para não provocar “nenhum estrago na natureza”. Mas ponderou: “A gente não pode saber que tem uma riqueza embaixo de nós e não vai explorar, até porque dessa riqueza é que vamos ter quantia para edificar a famosa e sonhada transição energética”.