Quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma cerimônia para 50 convidados no Palácio do Planalto, mas pelo menos 16 deles não compareceram. O evento celebrou um ano da Novidade Indústria Brasil, uma projecto do governo federalista que tem uma vez que objetivo impulsionar a indústria vernáculo.
De entendimento com o site Poder360, as cadeiras desocupadas eram de convidados uma vez que os representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland, do Sindicato vernáculo das Indústrias de Materiais de Resguardo e da Nav Brasil. Os convidados presentes foram orientados a se aproximarem, preenchendo portanto os espaços vazios.
Nas imagens disponíveis no CanalGov, é provável ver essa movimentação, com os espaços vazios sendo preenchido ao longo do evento. A câmera, porém, não mostra uma visão ocasião do Salão Oeste do palácio, onde acontecia o evento.
Já na divulgação de fotos solene da cerimônia, não há fotos dos convidados. Além do presidente Lula, também estiveram presentes o ministro da Quinta, Fernando Haddad, da Ciência, Luciana Santos, da Saúde, Nísia Trindade, e do Trabalho, Luiz Marítimo.