O jornalista Rodrigo Constantino publicou, nesta sexta-feira (7), uma nota endereçada a autoridades americanas, uma vez que o presidente Donald Trump, o empresário Elon Musk e o secretário de Estado, Marco Rubio, na qual relatou o quadro de repreensão que tem sofrido nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), nos últimos dois anos.
No texto, Rodrigo destaca que é cidadão americano – cidadania essa que ele obteve no ano pretérito -, mas que é oriundo do Brasil e que, por ordem de Moraes, teve seu passaporte brasílio revogado e suas contas bancárias bloqueadas. O jornalista ressalta também o quadro de saúde sensível pelo qual vem passando posteriormente ter sido diagnosticado com uma forma rara e agressiva de cancro.
– Estou lutando contra uma forma rara agressiva de cancro na Flórida, enfrentando despesas médicas significativas. Oferecido nascente momento crucial nos Estados Unidos, quero aproveitar a oportunidade para expor essas injustiças, esperando que meu caso possa lançar luz sobre outros que enfrentam perseguição semelhante – destacou.
Por termo, Constantino diz crer que Moraes “está atualmente em uma posição vulnerável” e que, “com pressão suficiente, há uma chance real de que ele seja forçado a recuar”.
– Por obséquio, ajudem-nos a lutar pela liberdade dos nossos compatriotas brasileiros! – encerra o jornalista em seu pedido.