O novo líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), protocolou na quarta-feira (5) cinco requerimentos para investigar as atividades da primeira-dama Janja Lula da Silva.
A oposição questiona o governo, por exemplo, sobre a quesito funcional de Janja no Palácio do Planalto, seus gastos com passagens e diárias no exterior e a legitimidade de simbolizar o Brasil em substituição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), assim porquê do sigilo sobre suas informações.
Batizado de “Pacote Anti-Janja”, os pedidos de informação são direcionados aos ministérios das Relações Exteriores, Herdade, Planejamento, Vivenda Social e Controladoria-Universal da União (CGU).
“A figura da primeira-dama, que deveria simbolizar a honra e o compromisso com o povo, tem sido um símbolo de gastos exorbitantes e irresponsáveis. É lastimoso que, enquanto muitos lutam para colocar comida na mesa, o Estado esteja arcando com despesas desnecessárias, porquê se essa farra não tivesse consequências para todos nós. É um desrespeito com cada brasílico que se esforça para sobreviver em tempos difíceis”, afirmou o vice-líder da Oposição, Evair de Melo (PP-ES).