O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) utilizou as redes sociais na quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025, para ironizar o prejuízo de R$ 14 bilhões da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Ele compartilhou uma imagem de um boné azul com a frase “o rombo de 14 bilhões da Previ é dos brasileiros”. Esta ação do senador faz segmento de uma série de trocas de provocações políticas conhecida porquê “guerra dos bonés”, que tem ganhado destaque nas redes sociais.
A publicação de Flávio Bolsonaro critica a gestão do fundo de pensão, acusando o Partido dos Trabalhadores (PT) de comprometer os fundos de pensão. Ele usou uma linguagem satírica para mencionar a linguagem neutra, uma prática associada à esquerda, ao ortografar: “A tara do PT em roubar o horizonte de pensionistas, pensionistos e pensionistes não tem limites! Amigues, deixem os fundos de pensão em sossego!”
Levante incidente da “guerra dos bonés” começou com governistas usando bonés azuis com os dizeres “o Brasil é dos brasileiros”, em resposta a políticos de direita que haviam adotado bonés inspirados em Donald Trump, com a frase “Make America Great Again”. A troca de mensagens através de bonés se intensificou, com a oposição lançando versões próprias que apoiavam o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticavam o governo atual.
A postagem de Flávio Bolsonaro ocorre em um momento em que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a buraco de uma auditoria sobre a gestão da Previ, posteriormente o “Projecto 1” da entidade reunir um prejuízo significativo entre janeiro e novembro de 2024. O ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues, destacou “gravíssimas preocupações” com o desempenho do fundo, apontando para a premência de uma investigação detalhada sobre as práticas de gestão.
A Previ, por sua vez, negou as acusações de falhas na gestão, classificando-as porquê “ilações” e argumentando que o ano de 2024 foi marcado por grande volatilidade no mercado. A entidade assegurou que os planos continuam em estabilidade e que não há risco de equacionamento ou contribuições extraordinárias pelos associados ou pelo Banco do Brasil.
A tara do pt em roubar o horizonte de pensionistas, pensionistos e pensionistes não tem limites!
Amigues, deixem os fundos de pensão em sossego! pic.twitter.com/iYpjkkuxYH— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) February 6, 2025