O deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) vai reunir assinaturas para terebrar uma Percentagem Parlamentar de Interrogatório (CPI) a término de investigar manipulações em pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o órgão está sob o comando do petista Marcio Pochmann.
– Chega de maquiar a veras. Lula colocou um petista leal, Marcio Pochmann, no comando do IBGE para fabricar uma “veras paralela”. Dados recentes do IBGE mostram desemprego de 6,1%, retirando da conta 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor índice de pobreza da história, mas com critérios alterados – declarou Nikolas.
O parlamentar procura adequar os dados divulgados pelo IBGE com a veras, não favorecendo a narrativa ilusória em prol do governo.
– Vou protocolar uma CPI para investigar essas distorções e prometer que o IBGE publique dados em conformidade com a veras e que não seja transformado em um puxadinho do PT – destacou.
A taxa de desemprego anunciada levante ano pelo IBGE é baseada na Pesquisa Vernáculo por Modelo de Domicílios (Pnad). Ocorre que esse levantamento só classifica porquê desempregados os indivíduos que tentaram encontrar trabalho no período sob estudo, mas não conseguiram. Aqueles que não estão empregados e não estão em procura de uma vaga, são dispensados do operação.
Ainda existem aqueles que até querem trabalhar, mas não buscam o tarefa por não acreditarem que o conseguirão. Estes também não constam no grupo dos desempregados. A metodologia passou a ser utilizada pelo IBGE desde o início da Pnad, em 2012.