O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão a respeito de 1.500 pessoas envolvidas na invasão do Capitólio em 2021. Trump assinou uma ordem executiva concedendo os perdões no Salão Oval na segunda-feira, horas posteriormente ser empossado para seu segundo procuração.
Ordem Executiva e Substituição de Sentenças
O presidente concedeu “um perdão totalidade, completo e incondicional a todos os indivíduos condenados por crimes relacionados aos eventos que ocorreram no ou perto do Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021”, dizia a ordem. Ou por outra, 14 pessoas tiveram suas sentenças comutadas.
Instruções ao Procurador-Universal
Trump instruiu o procurador-geral a arquivar “todas as acusações pendentes” relacionadas ao motim.
“Esta proclamação põe término a uma grave injustiça pátrio que foi perpetrada contra o povo americano nos últimos quatro anos e inicia um processo de reconciliação pátrio”, dizia a ordem.
Impacto dos Perdões
“Esperamos tirá-los de lá hoje à noite”, disse Trump aos repórteres. Entre os réus beneficiados pelo perdão, estão murado de 700 pessoas que não cumpriram suas penas ou já as cumpriram, com a medida tendo um impacto restringido para muitos, já que ela inclui a restauração de direitos, porquê o recta de voto e posse de armas, para aqueles condenados por crimes graves