O Itaú Unibanco e o Banco do Brasil, dos dois maiores bancos do país, são os únicos representantes nacionais no ranking Global 500 2025, das marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria Brand Finance e divulgado nesta terça-feira (21/1) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).
- De entendimento com o relatório, a marca Itaú registrou subida de 3%, para US$ 8,6 bilhões (o equivalente a R$ 51,6 bilhões). O banco aparece na 274ª colocação da lista.
- O Banco do Brasil, por sua vez, ocupa o 467º lugar, com uma queda de 4% no valor de sua marca em relação ao ano anterior, para US$ 5,2 bilhões (tapume de R$ 31,2 bilhões).
Em 2025, ao contrário do ano pretérito, o Bradesco não apareceu na lista das 500 mais marcas mais valiosas do mundo. Em 2024, o banco aparecia em 477º lugar.
Apesar de ter aumentado seu valor de um ano para o outro, o Itaú perdeu 11 posições no ranking em relação a 2024. Segundo a Brand Finance, o banco brasílio trouxe “experiências bancárias móveis e produtos inovadores, aumentando a satisfação e retenção do cliente, principalmente entre os consumidores mais jovens”. O relatório também afirma que o Itaú “demonstra firmeza financeira e reforça seu valor de marca”.
Em relação ao Banco do Brasil, a consultoria destaca sua firmeza e confiabilidade – é uma das instituições financeiras mais antigas do país, fundada em 1808.
O relatório diz que “o Banco do Brasil desempenha um papel crucial na implementação de políticas públicas, uma vez que financiamento agrícola e programas de crédito para pequenas empresas”.
Apple lidera de novo
A marca mais valiosa do mundo continua sendo a Apple, seguida por Microsoft e Google.
- O valor de marca da Apple subiu 11%, para US$ 574,5 bilhões, diante de US$ 461 bilhões da Microsoft (que avançou 35%).
- A Apple mantém o posto de líder do ranking desde 2021, com exceção de 2023, quando ficou detrás da Amazon por uma pequena margem.
Veja o top 5 das marcas mais valiosas do mundo em 2025:
1) Apple: US$ 574,5 bilhões (+11%)
2) Microsoft: 461,1 bilhões (+35%)
3) Google: US$ 413 bilhões (+24%)
4) Amazon: US$ 356,4 bilhões (+15%)
5) Walmart: US$ 137,2 bilhões (+42%)