A ex-deputada e cantora Flordelis, que cumpre mais de 50 anos de pena pelo assassínio de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, revelou em uma entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, exibida no programa Domingo Espetacular da Record no último domingo (19), que sofre com a saúde mental devido à sua vivência no presídio de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Durante a conversa, Flordelis explicou que é dependente de medicamentos para mourejar com as dificuldades emocionais e psicológicas impostas pela prisão.
A entrevista fez secção de uma reportagem chamada A Luz do Cárcere, que abordou os desafios enfrentados por mulheres no sistema carcerário. Flordelis compartilhou sua experiência de encarceramento, mencionando que, embora sua núcleo não tenha mudado, a prisão trouxe consigo sérios problemas de saúde mental. “O que [o presídio] me trouxe foram enfermidades mentais. Hoje, eu sou dependente de medicamentos para poder suportar esses muros”, afirmou a ex-parlamentar.
A reportagem acompanhou a rotina das mulheres encarceradas, muitas das quais ainda aguardam julgamento ou enfrentam o peso de longas sentenças. Cabrini, que passou quatro dias na penitenciária, ouviu diversos relatos sobre as dificuldades do sistema carcerário feminino e sobre porquê essas mulheres lidam com a esperança de uma provável segunda chance.
Flordelis, que segue cumprindo sua pena, continua com sua resguardo trabalhando na tentativa de virar a pena.
Compartilhe nas redes sociais