Elon Musk, o proprietário da rede social X, reagiu às críticas em seguida ser indiciado de realizar um gesto semelhante a um “saudação nazista” durante um exposição em um evento de celebração pela posse de Donald Trump porquê presidente dos Estados Unidos. O gesto gerou uma vaga de críticas nas redes sociais, levando Musk a se tutorar em uma postagem na própria plataforma. (Vídeo no final da material).
Em sua resposta, Musk afirmou que seus críticos “precisam de truques sujos melhores” e disse que a querela de que “todo mundo é Hitler” já estava “gasta”. Ele se referiu ao momento em que, ao final de seu exposição, levantou o braço recta de maneira similar ao tradicional gesto associado ao regime nazista. Musk fez esse movimento em duas ocasiões: ao se encaminhar à plateia com um reconhecimento, e em seguida, ao repetir o gesto para o público detrás dele, dizendo: “Meu coração está com vocês”.
Durante o evento, realizado no Capital One Estádio, em Washington, D.C., Musk fez um exposição entusiástico, agradecendo ao público: “Isso é o que a vitória se sente! E esta não foi uma vitória qualquer, foi um ponto de viradela para a cultura humana… Quero agradecer por fazer isso ocorrer, obrigado. Do meu coração para o de vocês.”
A situação gerou uma rápida reação de vários veículos de mídia e comentaristas, que acusaram Musk de fazer uma saudação nazista. No entanto, a Anti-Defamation League (ADL), organização que combate o antissemitismo, publicou uma mensagem em X dizendo que acreditava que o gesto era exclusivamente uma revelação de exalo e não uma saudação nazista.
“Leste é um momento quebradiço. É um novo dia, e, embora as tensões políticas estejam altas, parece que Musk fez um gesto desgracioso em um momento de exalo, não uma saudação nazista”, afirmou a ADL.
Musk, que tem se desempenado com Trump e foi convidado a discursar durante a posse, também foi nomeado por Trump para liderar o novo Departamento de Eficiência Gubernamental (DOGE), com a missão de reduzir os gastos públicos na gestão republicana.