Em publicação na rede social X, o velho Twitter, o deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) comentou sobre a anistia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a invasores do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Para o parlamentar brasílico, a medida “é o término da narrativa de ataque à democracia para justificar prisões políticas”. Ele também compartilhou o momento que Trump comenta sobre a anistia.
O presidente dos EUA anunciou ao menos nove medidas no primeiro dia de procuração, entre elas o perdão de 1.500 acusados no ataque ao Capitólio. Trump disse que os condenados eram “reféns do 6 de janeiro” e afirmou que a maioria dos envolvidos “não fez zero demais”.
Momento em que Presidente @realDonaldTrump perdoa muro de 1.500 presos políticos do 6/JAN.
É o término da narrativa de ataque à democracia para justificar prisões políticas. https://t.co/rQrNleOVkf
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 21, 2025
Trump ainda aproveitou o momento para criticar Joe Biden pelos perdões concedidos na segunda. Durante cerimônia de posse, o predecessor assinou indultos preventivos a figuras políticas e familiares. Entre eles, estariam integrantes da percentagem de investigação parlamentar que denunciaram suposto papel do republicano no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.