A Receita Federalista revogou um ato normativo que previa a ampliação do monitoramento de transações feitas via Pix. Nas redes sociais, a norma estava sendo objectivo de críticas por segmento da oposição.
Para moderar segmento dos danos, o governo vai apresentar uma Medida Provisória para prometer a gratuidade, o sigilo e que não pode possuir diferença no valor cobrado em Pix e em moeda.
Segundo o ministro da Herdade, Fernando Haddad, a MP vai equiparar o sistema de pagamentos instantâneos ao moeda vivo.
Publicidade
Vídeos da oposição nas mídias digitais geraram 20 vezes mais engajamento do que os conteúdos da base governista.
Levantamento da Bites aponta que as postagens de deputados do PL totalizavam 4,6 milhões de interações. As publicações de parlamentares do governo atingiram pouco mais de 218 milénio.
Somente uma publicação do deputado federalista Nikolas Ferreira foi visualizada mais de 200 milhões de vezes.
O Google registrou o maior pico de pesquisas sobre o Pix desde o lançamento da utensílio, em 2020. No YouTube, plataforma da Alphabet, os vídeos que estavam com mais visualizações eram, justamente, os que retratavam a versão da taxação – o que não iria ocorrer.
“Sem uma estratégia mais estruturada e focada principalmente na mídia regional, o governo encontrará crescentes dificuldades para moderar a propagação da versão defendida pela oposição”, diz relatório da Bites.