Os quatro primeiros times classificados para a terceira temporada da Despensa São Paulo de Futebol Júnior foram conhecidos na manhã deste domingo (12). Destaque para o Bahia, que participa da Copinha, uma competição sub-21, com o time sub-17 e segue vivo na disputa pelo título. O rival Vitória não teve a mesma sorte e deu adeus ao torneio.
O Bahia enfrentou o Desportivo Brasil na lar do contendedor, em Porto Feliz (SP), e venceu por 2 a 1, de viradela. Os anfitriões saíram na frente aos 38 minutos do primeiro tempo, com um golaço do volante Alysson, que arriscou da intermediária, quase do meio-campo. A esfera desviou na marcação e foi no ângulo.
Os baianos reagiram na lanço final. Aos 11, em seguida cobrança de escanteio, o zagueiro Diego Silva deixou tudo igual, de cabeça. Aos 24, o atacante Guilherme bateu possante e rastejador, da ingressão da superfície, no quina recta, virando o marcador no Estádio Ernesto Rocco e garantindo a classificação.
Na terceira temporada, os Pivetes de Aço (porquê são conhecidos os atletas da base do Bahia) terão pela frente o vencedor de Capivariano e Coritiba, que duelam mais tarde, às 18h (horário de Brasília), na Estádio Capivari. Os baianos têm um vice-campeonato da Copinha, em 2011.
Rival do Bahia, o Vitória encarou a Ferroviária no Estádio Bela Vista, em Cravinhos (SP). As equipes empataram por 2 a 2 no tempo normal, com o atacante Emanuel e o meia Lohan marcando para o Rubro-Preto e o zagueiro Ticianelli e o atacante Thiagão (batendo pênalti) anotando os gols da Locomotiva.
O empate proporcionou a primeira disputa de pênaltis desta Copinha. Melhor para a Ferroviária, que venceu por 7 a 6, em seguida se qualificar para encarar Santos ou São José na terceira temporada.
No Estádio Mário Lima Santos, em Brodowski (SP), o Bandeirante, time da lar, não resistiu ao Guarani, que venceu por 3 a 0. Os atacantes João Marcelo (duas vezes) e Artur, no segundo tempo, balançaram as redes para o Bugre, que terá porquê contendedor, na terceira temporada, o ganhador do confronto entre Botafogo-SP e Atlético-MG, que jogam no Estádio José Lancha Fruto, em Franca (SP), às 21h deste domingo.
O primeiro classificado do dia saiu em Tupã (SP). No Estádio Alonso Roble Braga, o Chuva Santa bateu o Linense por 2 a 1, de viradela. O meia Kayque abriu o placar para o Elefante da Mogiana, mas o atacante Ryan Santos, com dois gols, garantiu a vaga do Netuno, que aguarda Fluminense ou CRB, que se enfrentam ainda neste domingo, às 21h30, no Estádio Gilbertão, em Lins (SP).
Temporada de grupos chega ao termo
A temporada de grupos terminou no sábado (12), com a definição dos últimos classificados ao mata-mata. No Grupo 21, o Grêmio assegurou a liderança da chave ao empatar por 1 a 1 com o Atlético Guaratinguetá, time da lar, no Estádio Dario Rodrigues Leite. O Tricolor Gaúcho, com sete pontos, acabou eliminando os anfitriões, que foram a dois pontos. A segunda vaga ficou com Vitória da Conquista, que fez 2 a 1 no Porto Vitória.
Na segunda temporada, o Grêmio terá pela frente o Marcílio Dias na segunda-feira (13), às 11h, novamente em Guaratinguetá (SP). No mesmo dia e horário, o Vitória da Conquista mede forças com o Goiás, no Estádio Joaquinzão, em Taubaté (SP).
Pelo Grupo 23, o Flamengo derrotou o Esporte Clube São Bernardo por 3 a 1 no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes (SP), garantindo o segundo lugar da chave, com seis pontos. A liderança foi do Zumbi, que empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro-PB, no mesmo sítio. O time alagoano concluiu a participação na temporada com sete pontos.
Os dois times também voltam a jogar na segunda. Às 15h, o Zumbi visitante o União Suzano, no Suzanão. Mais tarde, às 21h45, o Flamengo encara o Red Bull Bragantino, no Nogueirão.
Já no Grupo 25, sediado em Santana do Parnaíba (SP), o Ituano garantiu a ponta, com sete pontos, ao vencer o Fortaleza por 1 a 0, no Estádio Prefeito Gabriel Marques da Silva. Apesar do tropeço, o Leão do Pici também se classificou. O Tricolor somou os mesmos quatro pontos do São Bento, que goleou o Carajás por 4 a 0, mas ficou adiante do time de Sorocaba (SP) pelo saldo de gols (dois a um).
Nesta segunda-feira, o Fortaleza pega o América-MG às 15h, outra vez em Santana do Parnaíba. No mesmo horário, o Ituano duela com o Sfera, no Estádio Amadeu Mosca, em Salto (SP).
Em outras duas chaves, os classificados estavam definidos, mas faltava saber quem ficaria na ponta. No Grupo 20, com sede em Embu das Artes (SP), Sport e o anfitrião Referência empataram sem gols. O resultado no Estádio Hermínio Esposito deu a primeira colocação ao Leão, com os mesmos sete pontos do rival e adiante no saldo de gols (seis a dois).
O Sport volta a jogar nesta segunda, às 11h, novamente em Embu das Artes, contra o Oeste. O Referência será contendedor do Palmeiras, vencedor de 2022 e 2023, às 19h30, na Estádio Barueri.
Por termo, no Grupo 31, disputado no Estádio da Rua Javari, em São Paulo, Juventus e Ceará empataram por 1 a 1. Ambas as equipes foram a sete pontos, mas os donos da lar, pelo melhor saldo (seis a quatro), passaram de temporada na liderança.
No mata-mata, o Moleque Travesso recebe o Vasco nesta segunda, às 15h, enquanto o Vozão pega o XV de Piracicaba no Estádio Nicolau Alayon – que também fica na capital paulista – às 11h do mesmo dia.