Uma medida inusitada está tendo grande repercussão no País de Gales. O recomendação escolar do província de Blaenau Gwent determinou que os professores e funcionários deixarão de trocar as fraldas e calças das crianças por entender que o ofício cabe aos pais. Os responsáveis pelos pequenos terão de comparecer nas unidades escolares para realizar a tarefa.
À BBC News, autoridades argumentaram que os profissionais estão “gastando tempo demais” trocando fraldas, o que justificaria a medida adotada. Também relataram que há “níveis muito altos de alunos que vão à escola de fraldas”.
Transferindo a responsabilidade, eles esperam que os pais, a termo de evitar tal compromisso, treinem as crianças para usar o banheiro antes de ingressar na escola.
Publicidade
A secretária pátrio da Associação Pátrio de Diretores de Escola (NAHT) do País de Gales, Laura Doel, deu detalhes sobre a motivação da mudança.
– Isso não se restringe unicamente aos alunos da creche e da pré-escola. Temos membros do sindicato nos dizendo que crianças de 7 e 8 anos, que não têm necessidades especiais de aprendizagem ou condições médicas, estão tendo dificuldades para usar o banheiro.
Ela relatou satisfação com o “recomendação de Blaenau Gwent por ser corajoso o suficiente para tomar essa atitude e, na verdade, gostaríamos de encorajar outras autoridades locais, que talvez estejam enfrentando desafios semelhantes, a seguir o exemplo”.
Pais reclamam da medida e a classificam porquê “injusta”, pois entendem que a tarefa é atribuição procedente dos professores.
Daniel Derrick, inconformado com a decisão, falou sobre o caso ao jornal britânico.
– Minha filha fez xixi na escola hoje, e eles estavam nos cobrando [de ir lá para trocar]. É realmente um saco. Tivemos que vir buscá-la mais cedo, sorte que hoje eu estava de folga.