O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) priorizou veículos do Grupo Orbe em 2024 ao conceder entrevistas exclusivas. É o que aponta um levantamento realizado pelo site Poder360 que foi publicado nesta quinta-feira (9). Ao todo, das 43 vezes em que o petista falou de forma exclusiva a veículos de notícia no ano pretérito, oito delas foram em plataformas da Orbe.
O número totalidade de entrevistas exclusivas de Lula em 2024 representou quase o duplo de 2023, quando o petista havia falado 22 vezes à prelo com exclusividade. De negócio com o Poder360, as rádios lideraram uma vez que o meio mais escolhido pelo dirigente do Executivo em 2024, com 19 entrevistas. As TVs ficaram em segundo lugar, com 13 conversas. Os veículos digitais registraram 11.
Os números apurados consideraram o período entre 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2024, com base nas agendas de compromissos divulgadas pelo Palácio do Planalto e na divulgação das entrevistas pela mídia. A última exclusiva de Lula em 2024 foi concedida exatamente ao Grupo Orbe, quando o petista falou ao Fantástico no dia 15 de dezembro depois receber subida hospitalar.
MINISTROS TAMBÉM OPTAM PELA GLOBO
A predileção pelos veículos da família Marítimo, porém, não foi exclusiva do presidente da República. Os ministros do governo petista concederam zero menos que 333 entrevistas ao Grupo Orbe no ano pretérito. Os números consideram as conversas com os jornais O Orbe e Valor Econômico, com as emissoras de TV Orbe, GloboNews e afiliadas, com a Rádio CBN e com o portal G1.
O ministro Camilo Santana (Ensino) foi quem mais falou com as plataformas da Orbe, com 23 entrevistas exclusivas. Ele foi seguido pelos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Carlos Fávaro (Cultura e Pecuária) e Nísia Trindade (Saúde), que concederam 18 exclusivas cada um.