O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou sua conta no X nesta quarta-feira (8) para confirmar que recebeu um invitação solene para a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro.
“Muito honrado em receber do presidente dos EUA Donald Trump invitação para a sua posse e de seu vice-presidente no próximo dia 20 de janeiro”, escreveu Bolsonaro.
Bolsonaro informou que seu jurisconsulto, Paulo Bueno, protocolou um ofício solicitando ao ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes, a reembolso de seu passaporte, apreendido em fevereiro de 2024, no contexto do questionário sobre a participação nos atos de 8 de janeiro.
Essa não é a primeira vez que a resguardo de Bolsonaro solicita a liberação do passaporte. O pedido já foi recusado por Alexandre de Moraes em outras ocasiões, sob o argumento de que o documento é necessário para prometer a efetividade das investigações em curso. A novidade solicitação, desta vez, tem o peso de estar associada a Donald Trump… Moraes terá coragem de negar e tornar Trump seu inimigo?
Vale ressaltar que Mark Zuckerberg, possuinte do Facebook e Instagram – e atual coligado de Trump, mandou um recado que atingiu diretamente Moraes:
“Os Estados Unidos têm as proteções constitucionais mais fortes para a liberdade de frase do mundo. A Europa tem aumentado o número de leis institucionalizando a increpação, e os países da América Latina têm tribunais secretos que podem ordenar a remoção de teor de forma silenciosa.”
Certamente, Alexandre de Moraes deve estar preocupado neste momento… E não é por menos, ele está encurralado. Segundo fontes do Supremo, o ministro já sabia desse verosímil cenário e sabe ainda que existe a possibilidade de seu visto americano ser revogado.
O cerco está se fechando. Informações Jonral da cidade