O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Notícia (EBC) , conquistou o Prêmio Crosp de Jornalismo, na categoria telejornalismo. Promovido pelo Recomendação Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o prêmio está em na 7ª edição e reconhece os melhores trabalhos jornalísticos que abordam temas relacionados à saúde, com foco em odontologia.
O incidente vencedor, intitulado “Pelo Recta de Sorrir, revela que grande secção da população brasileira ainda sofre com a perda dos dentes, um revérbero das dificuldades de aproximação aos cuidados odontológicos. A reportagem mostra que, entre os idosos com 65 anos ou mais, 75% perderam todos os dentes, o que muitas vezes leva as pessoas a esconderem suas bocas com a mão.
Com a implementação, em maio de 2023, da obrigatoriedade do atendimento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil Sorridente deixou de ser unicamente um programa de governo e se consolidou uma vez que uma política de Estado. A reportagem mostra uma vez que a mudança de abordagem tem ajudado a melhorar a saúde bucal da população, principalmente em regiões mais carentes.
A equipe do Caminhos da Reportagem percorreu diversas localidades para retratar o impacto das políticas públicas. O programa visitou Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Setentrião, um dos primeiros municípios com menos de 20 milénio habitantes a receber recursos do Ministério da Saúde. Lá, a rede de saúde já oferece desde serviços básicos até tratamentos especializados, uma vez que próteses, tratamento de meio e a frenectomia, uma cirurgia feita em bebês para remover o excesso de tecido do freio lingual ou labial.
Nas localidades em que os serviços especializados ainda não chegaram, a demanda por extrações dentárias segue subida, por conta da prevalência de cáries. É o caso do quilombo Sucurijuquara, na Ilhéu de Mosqueiro (PA). A equipe da reportagem visitou o lugar e ouviu as demandas da população. O incidente mostra também a valia de iniciativas de prevenção para evitar a premência de procedimentos mais complexos. No Pará, uma dentista viaja todos os dias de Belém para a Ilhéu de Combu para ensinar a população a fazer a saneamento correta dos dentes, mormente nas escolas.
Em Natal, capital potiguar, a equipe também destacou, ainda, o papel da odontologia especializada no SUS no auxílio à identificação de vítimas de injúria sexual, abordando a valia do trabalho multidisciplinar na saúde pública.
Sobre o Prêmio
O prêmio CROSP é talhado a todos os profissionais da prensa brasileira e estrangeira e reconhece o trabalho de profissionais de prensa e meios de notícia que abordem o tema “Saúde Bucal”. A premiação reforça a relevância do Caminhos da Reportagem uma vez que um dos principais espaços da TV Brasil para a discussão de temas de interesse social e saúde pública, sempre com um olhar sisudo às realidades vividas pela população brasileira.
Assista ao incidente completo aquém: