Uma pessoa morreu posteriormente um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do Aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira. Segundo a concessionária que administra o aeródromo, a avião varou a pista durante o pouso, atravessou o alambrado da cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma petiz, próximo à pista de skate.
De consonância com a Prefeitura de Ubatuba, até o momento, são oito vítimas envolvidas no acidente, sendo cinco na avião — três adultos e duas crianças — e três pessoas que passavam na pista de skate. Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a governo municipal corrigiu a informação para exclusivamente a morte do piloto.
Segundo informações da Santa Mansão, há cinco vítimas no sítio — três adultos e duas crianças — sendo um adulto em estado grave e uma petiz em estado potencialmente grave sob monitoramento.
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A avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. Segundo A rede VOA, concessionária que administra o aeroporto, as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião cruzando a pista em velocidade. A avião se choca com um veículo e explode já na tira de areia. Outros vídeos mostram uma aglomeração de pessoas e resgatistas em torno dos escombros do avião, que parou na ourela do mar.
Segundo o sistema da Filial Pátrio de Aviação Social (Anac), a avião com matrícula PR-GFS estava com operação negada para táxi airado, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que investigadores do órgão regional do Meio de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo, já foram acionados para realizar a avaliação inicial da ocorrência envolvendo a avião.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à avião, ou pela avião, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a FAB.
Manadeira/Créditos: O Orbe
Créditos (Imagem de revestimento): Foto: Resguardo Social SP