Jair Bolsonaro rebateu uma enunciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre preferir amantes à esposa em um contexto de resguardo da democracia. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Bolsonaro criticou a fala de Lula, feita durante um evento em memória aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, onde Lula disse: “Eu sou um amante da democracia.
Não sou nem marido, eu sou amante porque na maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. E eu sou um amante da democracia porque eu conheço o valor dela.”
Bolsonaro respondeu com veemência, questionando a moralidade da enunciação de Lula. Ele afirmou: “Segundo o Lula, maridos amam mais as amantes? Esse é o superintendente da País que fala em família? O que podemos esperar desse cidadão? A família é a base da sociedade, dispensa comentários. Sou enamorado pela minha esposa e, com toda certeza, a grande maioria dos maridos também.”
O ex-presidente usou a ocasião para substanciar sua imagem de patrono dos valores familiares, contrastando com o que ele percebe uma vez que uma enunciação inadequada de Lula. Bolsonaro aproveitou para criticar o que considera ser uma falta de compromisso com os valores tradicionais, insinuando que o atual presidente estaria desrespeitando o próprio instituto do enlace com tal conformidade.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 8, 2025