A partir deste domingo (5), a tarifa de ônibus municipais no Rio de Janeiro passa a custar R$ 4,70. O reajuste de R$ 0,40 foi autorizado por um decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Quotidiano Solene do Município da última quinta-feira (2).
O aumento de 9,30% equivale à correção monetária pelo Índice Vernáculo de Preços ao Consumidor Extenso (IPCA) – considerado a inflação solene do país – referente aos dois anos em que a tarifa ficou sem reajuste.
De conciliação com a Secretaria Municipal de Transporte, mesmo passageiros que já têm os cartões de passagem (Riocard e Jaé) carregados terão debitado o valor atualizado. Ou seja, não é considerada uma compra antecipada de passagem.
Além dos ônibus municipais, o que inclui o BRT ({sigla} para bus rapid transit, sistema de ônibus expressos em vias exclusivas), o novo valor será válido para os chamados “cabritinhos” – as kombis e vans que transitam em comunidades de difícil entrada ou sem linhas regulares de transporte – e o veículo ligeiro sobre trilho (VLT).
No Rio de Janeiro, a prefeitura subsidia secção do valor das passagens de ônibus. Uma das contrapartidas é que as empresas mantenham um percentual específico da frota em circulação e veículos em bom estado e com ar-condicionado funcionando.