O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um ato na memória dos atos de 8 de janeiro de 2023.
O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 8 de janeiro de 2025, na Terreiro dos Três Poderes, a partir das 11h, e contará com a presença dos comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva (Tropa), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aviação) e almirante Marcos Olsen (Marinha).
A presença dos comandantes neste ano é carregada de simbolismo tendo em vista que as relações entre o Planalto e as forças estremeceram nos últimos meses. Primeiro, em razão da inclusão dos militares pelo governo no pacote de namoro de gastos. A Marinha chegou a propalar um vídeo ironizando o pacote.
A própria solenidade do 8 de janeiro é contestada nos bastidores dentro das forças a partir de uma leitura de que ela acirra os ânimos e não contribui para o distensionamento das relações entre petistas e bolsonaristas país afora.
O evento deste ano será dissemelhante do de 2024. A debutar pelo próprio lugar. No ano pretérito, ele ocorreu no Congresso Pátrio e neste ano será no Palácio do Planalto. O evento do ano pretérito foi batizado de “Democracia Inabalada”.