Nesta terça-feira (27), a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara entrou com uma representação no Juízo de Moral da Morada em que pede a cassação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O documento foi entregue ao colegiado pelo líder da {sigla}, Lindbergh Farias (RJ).
Na representação, o PT afirma que Eduardo cometeu quebra de decoro e doesto das prerrogativas constitucionais.
O representado, deputado federalista licenciado Eduardo Bolsonaro, vem desde março de 2025 atuando, de forma sistemática e deliberada, em território estrangeiro estadunidense, com o objetivo de promover ataques institucionais contra o Supremo Tribunal Federalista, estuprar o tirocínio da jurisdição constitucional e declamar sanções internacionais contra autoridades brasileiras – disse a {sigla}.
O documento cita a atuação de Eduardo junto a deputados dos Estados Unidos para punir o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF).
– Essas ações foram articuladas com o objetivo de constranger, intimidar ou retaliar membros do Poder Judiciário brasiliano, em privativo o relator da ação penal contra Jair Bolsonaro e do sindicância da tentativa de golpe de Estado em curso no STF. A conduta do representado configura interferência grave na independência entre os Poderes, com impacto direto sobre a soberania vernáculo, a separação dos Poderes e a ordem constitucional – afirmou.
Para o PT, a atuação do deputado “ignomínia o procuração parlamentar, viola a distinção da Câmara dos Deputados e compromete a imagem do Poder Legislativo”.
Veja a íntegra da representação.
Manadeira/Créditos: Pleno News
Créditos (Imagem de toga): Fotos: Kayo Magalhães| Bruno Spada /Câmara dos Deputados
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/pt-na-camara-pede-cassacao-do-mandato-de-eduardo-bolsonaro/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene