Há dois anos, quando Preta Gil anunciou em suas redes sociais que havia desvelado um adenocarcinoma no tripa não imaginou “o tsunami” de paixão que viria nos meses seguintes. Em paralelo ao duro diagnóstico, viveu o luto e a exposição pública de uma traição e, consequentemente, o término do tálamo de oito anos. Recolheu os cacos, muniu-se do base da família e dos muitos amigos e, corajosa, não se furtou a falar francamente a saudação do momento difícil.
“Em muitas horas, pensei: ‘Não vou manter…’. Achei que não fosse suportar tanta dor. Dor física, dor na psique, dor no coração. É por isso que falo tanto sobre a prestígio da saúde mental. Não é fácil passar pelo que passei e continuar sorrindo, sendo positiva. Fui salva pela minha fé e pelo paixão dos meus amigos e da minha família”, diz.
Esta semana, às vésperas de embarcar para os Estados Unidos, onde dará perenidade ao tratamento iniciado no Brasil, Preta recebeu a notícia de que foi a vencedora do Prêmio Faz Diferença 2024 na categoria ELA. “Eu sabor de pautar minha vida e me precingir de pessoas que fazem diferença. E para fazer diferença nem sempre é preciso ter uma atitude gigante, fenomenal. A gente faz diferença dando bom dia para o porteiro, agradecendo quem tá perto, coisas tão pequenas que mudam o dia e até a vida de alguém”, disse à editora-chefe da revista ELA, Marina Caruso.
“Desde o início da minha luta contra o cancro, há dois anos e meio, fico buscando o propósito de estar passando por isso tudo. Entendi muito cedo que um dos propósitos era levar informação e, com a minha história, fazer diferença na vida de outras pessoas”. Quanto mais gente souber da prestígio dos exames preventivos e da complicação do tratamento em casos avançados da doença, menos pessoas precisaram passar por isso. “Portanto”, segue preta, “esse prêmio mostra que eu fiz a escolha certa em dividir com as pessoas minhas vulnerabilidades e meu sofrimento, com a cabeça erguida”.
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/fico-buscando-o-proposito-de-enfrentar-tudo-isso-diz-preta-gil-sobre-tratamento-contra-o-cancer/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene