O norte-americano David Gamble, ex-integrante do governo Donald Trump e responsável pela dimensão de sanções internacionais durante sua gestão, desembarcará no Brasil na próxima segunda-feira, dia 5, para discutir possíveis punições contra o ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi confirmada pela revista Oeste.
A visitante ocorre em meio a um aumento da tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, motivada pelas recentes decisões de Moraes que determinaram a suspensão de contas de opositores do governo e críticos do STF em plataformas digitais norte-americanas, uma vez que X (idoso Twitter) e Rumble. A medida, vista por secção do setor conservador dos EUA uma vez que um atentado à liberdade de sentença, fortaleceu a imagem do magistrado uma vez que alguém que estaria agindo com motivações políticas, segundo aliados de Trump.
David Gamble vem ao Brasil a invitação do deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está nos Estados Unidos em licença da Câmara dos Deputados. Eduardo tem denunciado o que considera perseguição judicial no Brasil e articula base internacional à sua desculpa.
Durante sua estadia em Brasília, Gamble deve se reunir com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro. As reuniões devem remoinhar em torno de possíveis ações políticas e diplomáticas que envolvam o governo americano, principalmente em um eventual novo procuração de Donald Trump.
A viagem marca mais um capítulo nas tensões entre setores do Judiciário brasiliano e lideranças conservadoras do país e do exterior, em um momento de crescente polarização política e debate sobre os limites do poder das instituições.
Punição para Gonet
O governo Trump estuda punir não somente Moraes, mas também outras autoridades brasileiras, uma vez que juízes auxiliares do ministro e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Além das punições, também estarão na taxa questões voltadas à segurança pública.
Entre as principais motivações para a visitante está o bloqueio da rede social X. Trump considera que Moraes promove exprobação ao ordenar o bloqueio de perfis de redes sociais e persegue opositores políticos do campo conservador.
Por enquanto, não serão discutidas sanções ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As informações são da Revista Oeste.
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/trump-envia-representante-ao-brasil-para-discutir-punicao-a-moraes/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene