Potente fora de mansão, o Palmeiras ampliou a série invicta uma vez que visitante na temporada, ao largar na Despensa do Brasil com vitória. Ganhou por 1 a 0 do Ceará, no Castelão, nesta quarta-feira (30), e conquistou vantagem importante para sentenciar a classificação às oitavas da competição. Paulistas e cearenses decidem a vaga unicamente no término de maio. O duelo de volta está marcado para o dia 22, uma quinta-feira, no Allianz Parque.
Foi o sétimo triunfo seguido na requisito de visitante do Palmeiras neste ano. O resultado prova a força do time de Abel Ferreira longe do Allianz Parque e serviu para derrubar mais uma longa invencibilidade. Foi assim com Inter e Fortaleza, que não perdiam uma vez que mandante desde 2024 e 2023, respectivamente, e agora com o Ceará, oriente que havia sido derrotado em mansão pela última vez em agosto do ano pretérito.
Nervoso, estudado e disputado. Oriente é o resumo de uma vez que foi o primeiro tempo no Castelão. O gramado ruim atrapalhou um pouco a partida, mas o jogo foi bom, embora atado e faltoso em alguns momentos. O Palmeiras foi subjugado nos primeiros minutos, mas se soltou depois dos 30 minutos até chegar pelo cocuruto ao gol.
Arma fortíssima muito usada nos últimos anos pelo Palmeiras, a esfera paragem vinha sendo pouco efetiva nesta temporada. Até o duelo desta quinta. Foi de cabeça, de Gustavo Gómez, o gol que deixou o time paulista mais confortável no jogo. Estêvão foi quem deu a assistência, em cobrança de falta da esquerda na medida. Os visitantes cresceram e criaram para ampliar. Vitor Roque, Emiliano Martínez e Felipe Anderson chegaram perto de marcar.
Se esteve confortável em segmento importante do primeiro tempo, no segundo, o Palmeiras foi perseguido. O Ceará se arriscou porque precisava e se lançou ao ataque. Foi poderoso a pressão do time cearense, que teve grande volume de jogo e passou a testilhar pelos lados, sempre à procura de Pedro Raul, referência na superfície.
O problema, para os anfitriões, é que a resguardo palmeirense se armou com conhecimento, não dando tantos espaços para o Ceará, e o ataque passou a reter a esfera depois que entrou em campo Paulinho.
O camisa 10, porém, perdeu dois gols que deixariam o Palmeiras virtualmente classificado. Em contra-ataques, o atacante foi bloqueado pela marcação cearense e depois parou no goleiro Fernando Miguel. Não fez falta porque os paulistas seguraram a vantagem até o término. Não foi uma apresentação de luz, mas de lucidez e resistência.
Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Ficha técnica
CEARÁ 0 X 1 PALMEIRAS
CEARÁ – Fernando Miguel; Fabiano Souza (Rafael Ramos), Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho (Lelê), Fernando Sobral (Lourenço) e Lucas Mugni (Matheus Araújo); Galeano, Pedro Henrique (Guilherme) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
PALMEIRAS – Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Vanderlan; Emiliano Martínez (Richard Ríos), Lucas Evangelista e Estêvão (Estêvão); Felipe Anderson (Allan), Palavroso Torres (Piquerez) e Vitor Roque (Maurício). Técnico: Abel Ferreira.
GOL – Gustavo Gómez, aos 34 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Lucas Mugni, Estêvão, Giay, Willian Machado, Emi Martínez, Maurício.
ÁRBITRO – Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE).
PÚBLICO – 44.074 torcedores.
RENDA – Não disponível.
LOCAL – Estádio Castelão, em Fortaleza.
*Com informações do Estadão Teor
Publicado por Nátaly Tenório
https://jovempan.com.br/esportes/futebol/palmeiras/palmeiras-ganha-do-ceara-e-tem-vantagem-na-copa-do-brasil.html / Manancial/Créditos -> Jovem Pan Sports