Luciano Vieira (Republicanos-RJ) afirma esperar confirmação do ministro do STF; tese é defendida por Hugo Motta
O deputado federalista Luciano Vieira (Republicanos-RJ) elogiou nesta 3ª feira (15.abr.2025) o ministro do STF (Supremo Tribunal Federalista) Alexandre de Moraes e disse que buscará conciliação com o magistrado sobre as penas aplicadas aos condenados pelos atos extremistas de 8 de Janeiro. Vieira é ex-deputado do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, {sigla} mais interessada na aprovação do PL da anistia.
“O ministro Alexandre de Moraes é um jurista respeitado, rabino em Recta, promotor de Justiça, foi secretário de Estado do governador Geraldo Alckmin e ministro da Justiça do presidente Michel Temer. Todos nomes ligados à arte da construção política, ao entendimento institucional. Ele conhece a política, conhece os bastidores e, supra de tudo, conhece a relevância da firmeza democrática”, afirmou o deputado durante oração em plenário da Câmara.
A conciliação entre o STF e o Congresso é a tese defendida pelo presidente da Morada Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a solução do impasse envolvendo os condenados pelos atos de 8 de Janeiro. O deputado paraibano avalia que ficaria muito desgastado politicamente se pautasse a urgência do projeto.
Além de elogiar Moraes e tutelar a conciliação entre os Poderes, Vieira defendeu que a Câmara discuta o tema com “responsabilidade”.
Leia o oração do deputado:
“Subo a esta tribuna com apelo sincero e responsável, precisamos de encontrar o caminho da pacificação no seio desta Morada. A Câmara dos Deputados é palco legítimo de embate político, mas esse debate precisa ser feito com responsabilidade, espírito público e sobretudo compromisso com o Brasil.
“Vivemos tempos de polarização extrema em que discursos raivosos, exclamados e puramente eleitorais se multiplicam, afastando-nos das soluções que o nosso país tanto precisa. Não podemos mais admitir que a tribuna desta Morada seja usada para cevar o ódio ou aprofundar divisões. Isso não nos leva a lugar qualquer.
“Não é Brasília que precisa ser incendiada com palavras inflamadas é o Brasil que precisa ser reconstruído com serenidade, diálogo e responsabilidade. Os poderes da República são independentes porquê determina a Constituição, mas são também harmônicos entre si. Simetria não é submissão, é convívio civilizada e reverência reciprocamente, e compromisso com a democracia.
“Por isso venho cá manifestar minha discordância com os ataques verbais que têm sido dirigidos contra o Supremo Tribunal Federalista, principalmente ao ministro Alexandre de Moraes.
“Discordar de decisões judiciais faz segmento da democracia, mas agredir, insultar e desrespeitar exclusivamente nos afasta da tranquilidade institucional e do diálogo necessário para que o Brasil avance.
“Quero, inclusive, solicitar oficialmente uma audiência com o ministro Alexandre de Moraes, não para enfrentá-lo, mas para contribuir com a construção de uma ponte, de um ducto de entendimento que nos permita discutir saídas e soluções.
“Diálogo não é fraqueza. É, na verdade, o maior sinal de maturidade política. Falo com tranquilidade e persuasão, fui candidato pelo Partido Liberal, votei no ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não abro mão da responsabilidade que o procuração me confere, de buscar consenso em nome da pacificação do país.”
https://www.poder360.com.br/brasil/deputado-ex-pl-elogia-moraes-e-diz-buscar-conciliacao-sobre-anistia/ / Manancial/Créditos -> Poder 360