Ao menos dois torcedores morreram nesta quinta-feira (10) do lado de fora do estádio Monumental de Santiago, no Chile, em circunstâncias ainda não esclarecidas, em meio a uma tentativa de entrarem à força no lugar antes da partida entre Pescoço-Pescoço e Fortaleza, válida pela segunda rodada do grupo E da Despensa Libertadores.
De conciliação com a prensa chilena, alguns torcedores tentaram invadir o estádio minutos antes do início da partida, e a polícia interveio com carros blindados.
Segundo o jornal La Tercera, a tragédia ocorreu quando unidades do Controle de Ordem Pública da polícia (COP) tentavam dissiminar os torcedores jogando chuva pressurizada a partir de blindados e usando agentes da tropa de choque.
Publicidade
Durante a ação, uma grade desabou em cima de dois torcedores, sendo um de 13 anos e outra de 18, ainda de conciliação com o jornal. Duas hipóteses são investigadas sobre o que aconteceu em seguida – se um dos carros da polícia os teria atropelado ou se eles teriam sido pisoteados durante o corre-corre.
– No momento, o que se sabe é que uma das grades esmagou esses dois jovens com um peso maior, um peso que pode ser atribuído a diferentes causas, e todas estão sendo investigadas uma vez que possíveis hipóteses de trabalho para prescrever qual foi, finalmente, a culpa da morte desses jovens – afirmou o promotor Francisco Morales, citado pelo portal de notícias Emol.
Segundo a versão mencionada por Morales, um grupo de murado de 100 pessoas “tentou derrubar os portões com a intenção de tentar entrar no Estádio Monumental”, e é nesse contexto pouco simples, por enquanto, que o caso é analisado.
– Estamos trabalhando com todos os meios técnicos e, outrossim, com as câmeras que estão no lugar para prescrever uma vez que os eventos aconteceram – acrescentou.
Com relação à suposta responsabilidade criminal dos policiais, Morales explicou que “a pessoa que estava dirigindo a viatura está atualmente sob denúncia, embora não tenha sido detida, pois não há motivos para prisão no momento”. Ele acrescentou que “todas as medidas estão sendo tomadas para esclarecer ou prescrever se os policiais uniformizados estavam ou não envolvidos”.
Apesar dos incidentes, a partida começou com o estádio referto, mas foi suspensa aos 27 minutos do segundo tempo devido à invasão do gramado por torcedores do Pescoço-Pescoço em protesto contra as mortes.
*EFE
Créditos (Imagem de capote): Jogo foi cancelado depois invasão de campo Foto: EFE/ Osvaldo Villarroel
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/libertadores-jogo-no-chile-tem-duas-mortes-e-invasao-de-campo/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene