A Justiça da Espanha recusou o pedido de extradição do jornalista brasiliano Oswaldo Eustáquio, solicitado pelo Supremo Tribunal Federalista (STF). A decisão aconteceu na última sexta-feira (7), mas Eustáquio só teve conhecimento nesta terça-feira (11), quando o documento foi inserido no sistema judicial espanhol.
De concordância com a procuradora Teresa Sandoval, as acusações feitas contra o jornalista não configuram transgressão no país, sendo consideradas segmento do manobra da liberdade de sentença.
O pedido de extradição havia sido guiado em outubro de 2024 pela Embaixada do Brasil em Madri. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a prisão de Eustáquio em agosto do mesmo ano, levando-o a buscar refúgio na Espanha.
O jornalista é indiciado de integrar uma suposta organização criminosa que teria ameaçado policiais federais e tentado a cessação violenta do Estado Democrático, além de um golpe de Estado.
Ao comentar a decisão da Justiça espanhola, Eustáquio celebrou:
“Estou pulando de alegria”.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/03/nova-derrota-de-moraes-causa-incomodo.html/Natividade/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE