O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (12) que teve uma “longa e altamente produtiva conversa telefônica” com o presidente Vladimir Putin, da Rússia.
Em publicação em sua rede social, Truth Social, Trump revelaque conversou sobre “vários temas” com o líder russo, inclusive sobre a Ucrânia, Oriente Médio e o ‘poder do dólar”.
Segundo Trump, ambos concordaram que é preciso parar “com as milhões de mortes que estão ocorrendo na guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, incluindo visitas aos nossos países. Também concordamos que nossas respectivas equipes devem iniciar as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente [Volodymyr] Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa – um pouco que farei agora mesmo”, escreveu o republicano.
De conformidade com o Trump, as negociações serão lideradas pelo Secretário de Estado, Marco Rubio; pelo o diretor da CIA, John Ratcliffe; pelo Mentor de Segurança Vernáculo, Michael Waltz; e pelo mensageiro e enviado próprio Steve Witkoff.
“Milhões de pessoas morreram em uma guerra que não teria ocorrido se eu fosse presidente. Mas aconteceu, logo precisa completar. Nenhuma vida mais deve ser perdida! Quero agradecer ao presidente Putin por seu tempo e esforço nesta relação. Acredito que esse esforço levará a uma peroração bem-sucedida, esperançosamente em breve!”, completou Trump.