Um incêndio atingiu, na manhã desta quarta-feira (12), uma fábrica que produz fantasias de carnaval para escolas de samba, em Ramos, na Zona Setentrião do Rio de Janeiro. Até a publicação desta reportagem, não havia informações precisas sobre feridos, mas bombeiros ainda buscam funcionários que podem estar confinados.
Imagens capturadas pela TV Mundo mostraram o resgate de funcionários que tentavam trespassar pela janela do sítio enquanto uma fumaça escura parecia tomar conta da fábrica. De concordância com informações divulgadas pela emissora, havia ao menos 100 pessoas na fábrica – identificada com Maximus Confecções – quando o queima começou, mas secção delas estava dormindo.
Por ser um sítio de difícil entrada, com passagens estreitas, caminhões com escadas magirus não conseguiam se aproximar. Para retirar os trabalhadores, os bombeiros tiveram que levar escadas portáteis. Alguns funcionários foram retirados da fábrica pouco antes de as chamas se alastrarem.
Segundo o portal G1, a Maximus é a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba de divisões de entrada do carnaval do Rio. A Poderio Serrano, por exemplo, informou que toda a sua produção estava no galpão. Aliás, a fábrica também produzia camisas de alas e fardas para as forças de segurança do RJ. A confecção funcionava 24 horas por dia.