A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não tem ladino bons índices de popularidade atualmente. Na pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (11), 58% dos entrevistados disseram ter uma imagem negativa dela, contra 32% que a veem de forma positiva – 10% não souberam responder.
As mesmas perguntas haviam sido feitas em edição anterior da pesquisa, em outubro de 2024. A imagem da primeira-dama estava menos desgastada: 48% afirmavam vê-la de forma negativa, enquanto 40% tinham imagem positiva da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e 12% diziam não saber.
A oscilação do índice de imagem negativa e positiva de Janja foi consideravelmente mais ampla que a de Lula. Os que têm imagem negativa do presidente (51%) cresceram cinco pontos percentuais. Já os que o veem de forma positiva (42%) diminuíram nove pontos percentuais.
O par tem posto em prática uma novidade estratégia do Palácio do Planalto para melhorar a popularidade do governo. Junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros de Estado, o projecto envolve viagens mais constantes de Lula e Janja para promover pautas e resultados da gestão.
Enquanto Janja está em Roma (Itália) com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para encontro da Associação Global contra a Rafa e a Pobreza, Lula cumpriu agenda no interno da Bahia no termo da semana passada. O presidente participou da entrega de obras de saneamento e provisão de chuva no estado.
O levantamento ouviu 3.125 pessoas, por recrutamento do dedo aleatório, entre os dias 27 e 31 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de crédito é de 95%.
*AE