Na noite do último sábado (8), a plataforma de vídeos Rumble anunciou sua reativação no Brasil. “Hello, Brazil, we’re back”, publicou a conta solene da empresa na rede social X (idoso Twitter). O retorno ocorreu sem maiores explicações.
Desde a semana passada, perfis que haviam sido censurados por preceito do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), começaram a ser restaurados.
O Rumble estava fora do ar no Brasil desde dezembro de 2023, quando o CEO da plataforma, Chris Pavlovski, decidiu suspender suas operações em resposta a decisões judiciais que ele classificou uma vez que increpação.
O jornalista Paulo Figueiredo conversou com o CEO do Rumble e ele disse que a situação no Brasil está mudando rápido.
“Ele falou pra mim: ‘eu não posso falar porque eu tomei essa decisão. O que eu posso falar é que as coisas estão mudando em relação ao Brasil rápido’…”, disse Paulo Figueiredo.
Criada em 2013, a Rumble surgiu uma vez que uma selecção ao YouTube, destacando-se por sua política de resguardo do “livre exposição”, com menos regras de moderação de teor.
A plataforma ganhou força no Brasil a partir de 2022, mormente entre grupos críticos às políticas de moderação adotadas por outras big techs.