Neste domingo (9), o CEO do Rumble, Chris Pavlovski, atribuiu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o término da increpação contra a plataforma de compartilhamento de vídeo. O Rumble foi reativado no Brasil, no último sábado (8).
Para Pavlovski, Trump está tornando o mundo grande novamente. No post, ele também expressou gratidão ao republicano.
– A Rumble, empresa americana, agora está totalmente operacional no Brasil. Dou crédito a Donald Trump por vencer em novembro. A decisão do Brasil de revogar a increpação ao Rumble é prova de que o mundo está mudando. O presidente Trump está tornando o mundo grande novamente. Obrigado, presidente Trump – escreveu Chris, na rede social X.
A plataforma tinha deixado de operar no Brasil em dezembro de 2023 por discordar das exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista, para a retirada de perfis acusados de espalhar notícias falsas e discursos de ódio.
Na última sexta-feira (7), Moraes autorizou o desbloqueio dos perfis do youtuber Monark nas redes sociais, embora tenha disposto manter a exclusão do teor considerado ilícito. O magistrado também liberou os perfis de Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ).
Os desbloqueios ocorreram a três dias da visitante da Percentagem Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para investigar abusos à liberdade de frase no Brasil, conforme informações do site O Opositor.