Uma equipe de biólogos da ONG Condrik Tenerife, dedicada à pesquisa e preservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, na Espanha, avistaram, pela primeira vez, um peixe diabo preto nadando próximo à superfície em plena luz do dia, sobre dois quilômetros da costa de Tenerife. O avistamento ocorreu no dia 26 de janeiro e foi registrado em vídeo, publicado no perfil da ONG no Instagram no último dia 5.
O flagra foi considerado histórico, já que esse é um comportamento extremamente incomum para a espécie, que habita regiões entre 200 e 2 milénio metros de profundidade.
O diabo preto, também sabido uma vez que rape abissal (Melanocetus johnsonii), é um peixe sabido por seu apêndice dorsal repleto de bactérias simbióticas bioluminescentes que servem para atrair suas presas — assim uma vez que representado na animação “Procurando Nemo”. O gênero “Melanocetus” significa, literalmente, “monstro marítimo preto”. A espécie costuma habitar mares tropicais e subtropicais em todo o mundo.
Publicidade
De harmonia com os biólogos da ONG, a razão da presença do diabo preto em águas rasas é incerta. “Pode ser devido a uma doença, uma fluente de ar ascendente, fuga de um predador, etc.”, escreveram na legenda da publicação.
Posteriormente perceberem que o bicho não sobreviveria na superfície, os pesquisadores o recolheram e o transportaram para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife, para realizarem estudos detalhados.
Veja o registro inferior:
Manancial/Créditos: CNN
Créditos (Imagem de toga): Divulgação