Interlocutores do governo Lula alertaram recentemente o Supremo Tribunal Federalista (STF) sobre possíveis riscos ao ministro Alexandre de Moraes em viagens aos Estados Unidos.
Segundo essas fontes, há receio de que Moraes possa ser intuito de ações extremas, uma vez que uma provável ordem de prisão por secção de juízes federais norte-americanos simpáticos a partidários de Donald Trump e Elon Musk, diz a Revista Veja.
“Qualquer juiz federalista pode mandá-lo prender se ele pisar lá. Eles querem se vingar do Alexandre”, afirmou um facilitar de Lula.
Esse mesmo interlocutor ressalta que uma eventual prisão seria vista uma vez que uma grande vitória para a direita e daria início a um verdadeiro “carnaval midiático”.
Pelo visto a chegada de Donald Trump já está fazendo efeito. De traje, o presidente americano, segundo fontes próximas, considera algumas decisões do STF uma canseira diplomática séria.
Há sinais de que sanções contra o Brasil estão sendo analisadas, tanto uma vez que forma de pressionar o governo brasílico, quanto para reafirmar o compromisso de Trump com a liberdade política de aliados estratégicos.