Durante encontro com Benjamin Netanyahu, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos vão assumir o controle da Fita de Gaza, enclave palestino destruído posteriormente a guerra entre Israel e Hamas. A enunciação do presidente norte-americano aconteceu nesta terça-feira (4/2).
Planos de Trump para Gaza
- Na última semana, Donald Trump falou em expulsar palestinos da Fita de Gaza para outros países da região.
- Desde 19 de janeiro, um convenção de cessar-fogo de três fases entrou em vigor entre Israel e Hamas.
- O horizonte da Fita de Gaza em um verosímil cenário de sossego, no entanto, segue indefinido.
Sem dar maiores detalhes, Trump falou em “ocupação a longo prazo” para levar segurança ao enclave palestino, marcado por sucessivos conflitos.
“Os EUA vão assumir o controle da Fita de Gaza, e faremos um trabalho lá também. Seremos responsáveis por desmontar todas as bombas não detonadas e outras armas no sítio, nivelar a espaço, remover os edifícios destruídos, produzir um desenvolvimento econômico que fornecerá um número infindo de empregos e moradias para a população da região”, declarou o líder norte-americano.
Depois a polêmica fala de Trump, Netanyahu classificou a enunciação do líder norte-americano uma vez que uma “teoria dissemelhante” e disse que “vale a pena” levar em consideração os planos dos EUA para Gaza.
Antes da enunciação solene na Lar Branca, o presidente republicano voltou a falar em expulsar os palestinos que vivem na Fita de Gaza e revelou que alguns países já demonstraram interesse em receber a população que vive na região.