Um juiz federalista no início deste sábado (8) bloqueou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), comandado por Elon Musk, de acessar registros do Departamento do Tesouro que contêm dados pessoais sensíveis, uma vez que números de Seguro Social e contas bancárias, de milhões de americanos.
O juiz distrital Paul A. Engelmayer emitiu a liminar preparatório depois que 19 procuradores-gerais democratas processaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.O caso, arquivado no tribunal federalista em Novidade Iorque, alega que a gestão Trump permitiu que a equipe de Musk acessasse o sistema mediano de pagamentos do Departamento do Tesouro em violação da lei federalista.
Engelmayer também disse que qualquer pessoa proibida de ter aproximação às informações sensíveis desde 20 de janeiro deve destruir imediatamente todas as cópias do material baixado dos sistemas do Departamento do Tesouro. Ele marcou uma audiência para 14 de fevereiro.
O aproximação do DOGE aos registros do Tesouro, muito uma vez que sua inspeção de várias agências governamentais, acendeu preocupação generalizada entre críticos sobre o “crescente poder” de Musk.
*AE