Governadores e secretários dos cinco estados mais endividados do país se reuniram nesta, sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, para ler a derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Programa de Renegociação das Dívidas dos Estados (Propag). O encontro foi realizado a portas fechadas e durou mais de duas horas.
Além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que foi o anfitrião da reunião, estiveram presentes Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, além de secretários estaduais de São Paulo e Goiás.
Durante a reunião, os participantes elaboraram uma lista de alterações ao texto que serão encaminhadas ao Congresso Vernáculo. Segundo os governadores e secretários, as medidas já haviam sido acordadas anteriormente, mas foram vetadas pelo presidente Lula ao sancionar o projeto de lei em meados de janeiro.
Os governadores querem que o Congresso derrube os vetos presidenciais. Para isso, precisam do escora da maioria na Câmara (257 votos) e no Senado (41 votos).
Atualmente, os cinco estados representados no encontro acumulam mais 90% das dívidas estaduais com o Tesouro Vernáculo, que hoje estão em R$ 765 bilhões.