a Reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (6).
A nova emergência conta com 50 leitos em dois espaços: adulto e pediátrico, divididos por complexidade: sala vermelha, amarela e verde
O secretário de Saúde, Daniel Soranz, relembrou o incêndio do hospital de Bonsucesso em 2020, ao falar da reabertura da emergência da unidade. “A obra da reforma desse hospital foi paralisada em 2011, 2012, 2015, 2019 e 2020. Esse hospital pegou fogo e as pessoas foram atendidas em macas nas ruas, morrendo sem nenhuma estrutura”, disse Soranz.
De acordo com o Ministério da Saúde, 423 leitos vão funcionar a partir desta quinta. “O hospital de Bonsucesso renasce hoje para a sua função. É a entrega plena de um hospital de referência, de qualidade”, disse Nísia Trindade, ministra da Saúde, que lembrou ainda que foram reabertas nesta semana as emergências dos hospitais Cardoso Fontes e Andaraí, nas zonas Oeste e Norte do Rio.
“O dia hoje deve ser transformado no dia da recuperação da decência que o Rio sempre mereceu”. Na última visita da ministra, o setor ainda não tinha sido reaberto, apesar da promessa do Grupo Hospitalar Conceição, que assumiu a gestão da unidade em outubro.
O Hospital de Bonsucesso ainda enfrenta vários problemas: setores como a cardiologia, visitado pela ministra Nísia, foram lacrados com chave e cadeado poucas após a passagem das autoridades de saúde federais.