A ex-deputada e ex-secretária de Instrução do Província Federalista, Eurides Brito, morreu nesta segunda-feira (3), aos 87 anos. Oriundo de Capanema, no Pará, Eurides teve uma trajetória marcante na ensino e na política do DF.
Formada em Pedagogia, História e Geografia pela Universidade Federalista do Pará, ingressou na vida pública uma vez que educadora. Ocupou cargos de destaque na extensão educacional, uma vez que diretora do Instituto Grão-Pará e secretária de Instrução no governo de Jarbas Passarinho. No governo federalista, dirigiu o Departamento de Ensino Fundamental do Ministério da Instrução e foi membro do Recomendação Pátrio de Instrução.
Nos anos 1970, tornou-se professora da Universidade de Brasília (UnB), onde também foi vice-diretora da Faculdade de Instrução. No Província Federalista, comandou a Secretaria de Instrução em diferentes gestões, sempre atuando para expandir o ensino na capital.
Na política, foi eleita deputada federalista pelo DF (1991-1993) e deputada distrital (1999-2007), sendo figura influente no Legislativo lugar. Durante sua trajetória, defendeu pautas voltadas à ensino e ao desenvolvimento social.