A população brasileira não será vacinada em tamanho contra a dengue em 2025, apesar do meio bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, já ter anunciado a produção dos imunizantes Butantan-DV.
“O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em tamanho durante 2025. Isso é muito importante colocar. Independente da Anvisa, é preciso ter graduação nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O Butantan pretende fornecer um milhão de doses neste ano, totalizando 100 milhões de doses em 2027. Para que as doses sejam entregues, é preciso esperar a liberação da vacina pela Escritório Vernáculo de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa os documentos apresentados sobre os imunizantes. Depois, a vacina deverá ser submetida à Percentagem Vernáculo de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.
A Butantan-DV será uma vacina em ração única. Segundo Nísia Trindades, os estudos clínicos apontam “uma óptimo eficiência”, mas enquanto não está disponível na graduação desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.