O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o governo americano não poderá pressionar as redes sociais para que derrubem conteúdos que não aprove.
Segundo o republicano, a prática ocorria no governo do ex-presidente Joe Biden. “Nos últimos quatro anos, a governo anterior massacrou o recta à liberdade de frase exercendo, com frequência, uma pressão sucoso coerciva sobre empresas, porquê as redes sociais, para moderar, derrubar ou, de alguma outra forma, suprimir um exposição que o governo federalista não aprovava”, afirma a medida do líder americano.
A novidade norma vai de convenção com uma fala recente de Mark Zuckerbeg, presidente-executivo da Meta, dona do Instagram e do Facebook. Ele e Elon Musk, do X (macróbio Twitter), estiveram na posse presidencial, na segunda (20).
Zuckerbeg, por sua vez, anunciou no início de janeiro o termo do programa de checagem de fatos no Instagram e no Facebook. Recentemente, ele afirmou que trabalhará com Trump contra “governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas” e “implementar mais increpação”.