Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisa, divulgada neste sábado (18), revelou que 65,7% dos brasileiros perceberam aumento nos preços dos produtos nos supermercados desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu novamente a presidência. O oferecido mostra um incremento significativo em relação ao levantamento de janeiro de 2024, quando 48,4% dos entrevistados apontavam para a mesma percepção.
O estudo também indica que 4 em cada 10 brasileiros afirmam não ter sentido melhora na situação financeira desde logo. Enquanto isso, 20,6% dos entrevistados consideram que os preços “ficaram uma vez que estavam” e exclusivamente 11,6% acreditam que os valores diminuíram.
A percepção de aumento nos preços é mais acentuada entre os moradores da região Sul (71%), seguidos pelo Sudeste (68,1%), Setentrião e Núcleo-Oeste (64,4%) e Nordeste (60%) – levante último, principal reduto eleitoral do presidente Lula.
Já em relação à situação financeira das famílias, 41,5% dos entrevistados afirmam que ela permanece igual, enquanto 33,2% dizem que piorou. Unicamente 23,9% acreditam que houve melhora. O percentual de pessoas que percebem firmeza nas finanças é mais cume no Sul (44,9%) e no Sudeste (42,1%), e mais plebeu no Setentrião e Núcleo-Oeste (38,9%).
Ao longo do último ano, o otimismo com as finanças familiares caiu. Em janeiro de 2024, 26,8% acreditavam que a situação havia melhorado, número que agora é de 23,9%. A parcela que considera que os preços “ficaram uma vez que estavam” também registrou uma ligeiro redução: de 22,1% no início de 2024 para 20,6% em janeiro deste ano.
Por outro lado, o percentual de pessoas que acreditam em queda nos preços diminuiu drasticamente. Em janeiro de 2024, 27,1% pensavam que os valores haviam minguado; já em 2025, esse índice caiu para 11,6%.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com 2.018 eleitores de 164 cidades de todas as 26 unidades da federação e do Região Federalista. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de crédito de 95%.
A pergunta principal feita aos entrevistados foi: “Pelo que o(a) Sr(a). sabe ou pôde perceber, depois que o presidente Lula voltou a governar o Brasil, os preços dos produtos no supermercado aumentaram, diminuíram ou ficaram uma vez que estavam?”. Informações Jornal Brasil