As inscrições para o revista de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/1 serão encerradas nesta sexta-feira (17). Interessados devem utilizar o Sistema Celpe-Bras. As provas serão realizadas entre 11 e 14 de março.
No ato da matrícula, é preciso indicar o país e o posto onde pretende realizar as provas, o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de matrícula e a data de promanação, além de fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do revista devem fazer a solicitação no momento da matrícula. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a premência.
O revista é aplicado pelo Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e considerado pelo Ministério da Instrução uma vez que forçoso para estrangeiros que desejam fundamentar sua fluidez no linguagem português.
Emprego
Em nota, a pasta informou que a secção escrita da prova deve ser realizada em até três horas, composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa.
“Já a secção vocal consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes.”
Cronograma
Letreiro: 6 a 17 de janeiro
Pagamento da taxa: 6 a 22 de janeiro
Homologação do posto aplicador: 6 a 24 de janeiro
Atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 6 a 17 de janeiro
Resultados dos pedidos de atendimento: 24 de janeiro
Período de recursos: 27 a 31 de janeiro
Resultado dos recursos: 3 de fevereiro
Emprego das provas: 11 a 14 de março
Resultados: 27 de maio
Entenda
O Celpe-Bras é um procedimento brasílico solene para corrobar proficiência em português uma vez que língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais.
O certificado é aceito uma vez que comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa por instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, muito uma vez que para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.