Claudia Leitte realizou um show em Maceió, no último domingo (12), e surpreendeu o público ao incluir no repertório a música Em Procura da Minha Sorte, de Thiaguinho. A música, que tem trechos uma vez que “Eu vou seguindo de cabeça em pé / Eu perco tudo, mas não perco a fé”, foi interpretada uma vez que uma resposta indireta às críticas recentes envolvendo a artista.
A polêmica gira em torno da substituição da vocábulo “Iemanjá” por “Yeshua” na música Caranguejo, durante um show em Salvador, no dia 14 de dezembro. A mudança foi denunciada uma vez que racismo religioso pela yalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Resguardo dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), e está sendo analisada pelo Ministério Público da Bahia.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, também criticou a atitude da cantora nas redes sociais, classificando-a uma vez que um ato de “racismo”. Por outro lado, a advogada Danielle Maria, do Instituto Brasiliano de Recta e Religião, defendeu que a modificação não caracteriza discriminação.
– O noção de racismo religioso, que tem sido muito desenvolvido no Brasil, principalmente quando se trata de questões relacionadas às religiões de matriz africana, diz saudação a situações de preconceito relacionadas à estigmatização racial – explicou Danielle ao Publicação do Povo.