As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência devido aos efeitos devastadores das fortes chuvas que atingiram a região no termo de semana. De negócio com a Resguardo Social do Estado (Sudec), 55 municípios baianos foram afetados pelos temporais até a manhã desta segunda-feira (13), com alagamentos e outros danos generalizados.
O superintendente da Sudec, Heber de Souza Santana, informou que até o início da tarde desta segunda-feira, 468 pessoas estavam desalojadas e 102 desabrigadas em decorrência das chuvas intensas. “Nós temos 468 desalojados, que são aqueles que devem transpor temporariamente de morada, e 102 desabrigados, que no primeiro momento não vão voltar e precisam de um abrigo da prefeitura ou até do Governo do Estado para que possam passar esse momento”, explicou Santana.
O município de Itapebi foi um dos mais afetados. A Sudec relatou que 300 pessoas ficaram desalojadas, 50 desabrigadas e milénio pessoas foram diretamente afetadas pelos temporais. Já em Jaguaquara, a Prefeitura sítio informou que as fortes chuvas causaram o desalojamento de 160 pessoas e deixaram 62 desabrigadas. Uma pessoa ficou ferida, e 49 imóveis sofreram danos.
Publicidade
Maiquinique também registrou fortes chuvas, com 120 milímetros de precipitação, sendo 75 milímetros em exclusivamente três horas no sábado (11). A gestão municipal estima que aproximadamente 2 milénio pessoas foram afetadas pelos alagamentos, com seis famílias desalojadas.
Manancial/Créditos: Jornal Brasil
Créditos (Imagem de toga): Reprodução