A edição 2024 do Examinação Vernáculo do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota milénio na redação, sendo exclusivamente um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhã, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Setentrião, São Paulo e Província Federalista.
“Lembrando que, leste ano, o presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da instrução básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”, disse o ministro da Ensino, Camilo Santana, durante coletiva de prelo nesta segunda-feira (13), data em que os resultados da prova foram divulgados.
“Em breve, vamos anunciar à prelo e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da instrução básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de reconhecer, de dar transparência mais ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de instrução em todo o Brasil”, completou.
Segundo Camilo, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do vistoria, de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro.