O Ministério das Relações Exteriores informou, na noite desta sexta-feira (10), que a fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada temporariamente, até a próxima segunda-feira (13). A medida foi implementada por decisão do ditador Nicolas Maduro.
Em nota, o Itamaraty divulgou orientações a brasileiros que vivem no país vizinho e, quiçá, precisem de ajuda do governo brasiliano. Nesse caso, poderão acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), ambos com Whatsapp.
Em cerimônia realizada na Parlamento Pátrio da Venezuela, em Caracas, ontem, Maduro foi empossado para o terceiro procuração porquê encarregado do Executivo do país, para o período de 2025 a 2031. No exposição, Maduro destacou que falharam em impedir sua posse. O golpe foi consumado.
A disputa em torno da presidência do país tem causado consumição dentro e fora da Venezuela. Diversos países contestaram o resultado das urnas e apontaram fraude nas eleições, e a véspera da posse presidencial foi marcada por animosidade, troca de acusações entre governistas e a oposição, e a prisão de adversários políticos do governo.
María Corina Machado chegou a ser presa durante um protesto.
O estremecimento nas relações do país vizinho com o Brasil foi permeado por críticas diretas da Venezuela.
Para Maduro, o Brasil foi responsável por vetar seu ingresso no grupo do Brics, durante a cúpula da organização, em Kazan, na Rússia, em novembro. As acusações e rupturas diplomáticas se estenderam à Argentina e ao Paraguai.
Lula segue em completo silêncio. Uma vergonha!
Jornal da cidade