Os militantes do Partido dos Trabalhadores de Araraquara, interno de São Paulo, realizaram nesta quarta-feira (8) um ato para lembrar o 8 de janeiro de 2023. A reunião, que aguardava uma povo de apoiadores favoráveis à democracia, reuniu tapume de 100 pessoas.
O ex-prefeito Edinho Silva (PT) organizou o ato e aguardava a participação virtual de seu paraninfo político, o presidente Lula (PT), mas a videoconferência não aconteceu. A justificativa foi do invitação ter sido feito “em cima da hora”.
Mas o próprio organizador também não aconteceu. Edinho estaria em viagem marcada anteriormente e não pôde desmarcar para estar com seus companheiros.
O sítio que sediou o encontrou foi o Sindicato dos Bancários e, segundo a publicação da legenda, o auditório estava “lotado”.
– O Sindicato dos Bancários ficou lotado ontem com o Ato pelo 8 de Janeiro – Dia da vitória da Democracia, realizado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV). Diversas lideranças municipais e de toda a região estiveram presentes neste ato simbólico e importante para a história do país – diz a publicação.
Araraquara não foi a única cidade a registrar um evento esvaziado, o Amplexo à Democracia, realizado por Lula em Brasília, também não traiu o público. As imagens mostram a Rossio dos Três Poderes sem público e os números oficiais são de que 1,2 milénio pessoas estiveram presentes.