A atriz Fernanda Torres ganhou o Mundo de Ouro neste domingo (31), e seu destaque internacional fez com que internautas brasileiros relembrassem uma enunciação feita por ela em 1992, quando disse que tinha preconceito contra piedoso.
A fala foi dita no programa Roda Viva, da TV Cultura. Questionada sobre preconceitos, Fernanda respondeu: “Só contra piedoso”. Na estação, a atriz tentou amenizar a enunciação, dizendo que sentia “pena de quem é piedoso na vida porque vai recolher muito”.
A repercussão negativa da frase marcou sua curso por décadas, mas em 2024, no mesmo programa, Fernanda revisitou o tema e mudou de postura. Ela afirmou que não repetiria as críticas aos evangélicos e reconheceu a valia dessas comunidades.
Publicidade
– Os evangélicos ocuparam um lugar que o Estado não ocupou – declarou a atriz. Fernanda destacou o papel das igrejas em comunidades carentes e refletiu sobre o impacto social da religião no Brasil.
Apesar de valorizar o alcance das igrejas evangélicas, a atriz lamentou o preconceito contra religiões de matriz africana.
– Eu acho triste que demonizam as religiões de matriz africana. Acho triste isso no Brasil. Eu lutaria por um letrado evangélico que fosse sincretista – completou ela, sugerindo a inclusão de diferentes tradições religiosas no diálogo pátrio.
Assista:
Manancial/Créditos: Pleno News
Créditos (Imagem de toga): Fotos: EFE/EPA/CAROLINA BREHMAN | YouTube Roda Viva